Pirulito de Pimenta

Pirulito de Pimenta
Novidades direto do país das maravilhas

Sigam-me os bons!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Visitando: Leiden

Ainda era final de outono quando visitamos Leiden, uma cidade do norte da Holanda, então a temperatura não estava tão fria (dava pra sobreviver). Leiden fica mais ou menos na metade do caminho de Delft pra Amsterdã, são cerca de 35 minutos de viagem de trem.

O simbolismo das duas chaves está também na bandeira da cidade

A maoiria das cidades da Holanda são muito parecidas. Eu acho muito difícil identificar a cidade por uma foto, mas aqui estão algumas de Leiden. Pra quem achar que parece com Delft eu vou logo adiantando: sim, parece mesmo!

Estação Central de Leiden
 A estação Central de Leiden fica bem próxima ao Windmill Museum, um dos museus de moinho de vento mais antigos da história da Holanda. A visita foi muito interessante, você pode realmente entrar no Moinho de vento, que está muito bem preservado, e passear pelos diversos cômodos e andares dele.

Windmill Museum - ou museu do moinho de vento... ah, aquelas escadas...


Vale lembrar que nem todos os moinhos de vento eram iguais e não tinham a mesma função. Uns foram construídos para bombear as águas e evitar inundações nas plantações, outros moíam grãos, etc. etc. etc... 

Esse moinho de vento , como o nome já diz, era movidos pelo vento e moía grãos (comida) para serem vendidos à população. Era também a casa da família, com vários andares, alguns destinados aos cômodos dos habitantes e outros somente para o trabalho. Você pode visitar absolutamente tudo, incluindo a varanda, de onde dá pra ver as gigantescas "hélices" do moinho girando.

Mais um moinho de vento encontrado. Reparem nas diferenças entre ele e o moinho do Museu

Eu não sugiro esse passeio pra quem tem labirintite ou medo de altura, já que escadas  (TODAS ORIGINAIS) do moinho requerem uma verdadeira aula de superação pra poder serem escaladas. A descida é muito , mas muito pior que a subida (é necessário uma técnica especial pra descer as escadas) , e olha que a subida já é assustadora!

Canais, feira no sábado no centro (com a diferença que a grande feira-livre era sobre uma ponte, e não no pátio da praça principal no centro da cidade, como em Delft), barcos-casa, stroopwafels, queijos, e museus, esse é o típico contexto de Leiden...

Visitamos em Leiden o Rijkmuseum (que traduzindo seria algo como "Museu da Riqueza"). Há outros Rijkmuseums pela Holanda também, mas acho que o de Amsterdã deve ser o maior de todos.

O museu tinha muitos artigos do Egito: múmias de pessoas, múmias de gatos (oi?) , de crocodilos , entre outros animais exóticos, além de uma exposição com objetos da China, várias estátuas de Buda de diversas partes do mundo, pedras preciosas... 

Aqui nasceu Rembrandt

Leiden é a cidade-natal de Rembrandt, um famoso artista Holandês durante a época de ouro dos Países baixos. Sem querer querendo (pelo meu faro) visitamos a casa onde ele provavelmente nasceu (não ficou muito claro, já que a casa tinha agregados que não faziam parte do projeto "original") e a praça em que ele freqüentava quando era criança (eu sou contra a reforma ortográfica da língua portuguesa, então ainda escrevo com trema, sorry).

Praça onde ele provavelmente brincou quando criança

Visitamos a Universidade de Leiden, onde Rembrandt estudou. Claro que esse bloco moderno não estava aí em mil seiscentos e bolinha...

Universidade de Leiden


A fachada de vidro e metal na universidade é protegida por uma tela metálica com furos , que funcionam como peneira para quebrar a luz do sol direta, mas ainda permitindo a passagem da mesma para o interior do ambiente.



Parte moderna do prédio, com a tela metálica vazada e os tijolos de vidro


Uma sugestão para o passeio, além do centro e dos museus, é visitar a Igreja de São Pedro, ou Pieterskerk. O interior e o teto da igreja com seus arcos ogivais é praticamente idêntico aos de outras igrejas de outras cidades da Holanda que já visitamos, mas não deixa de ser um passeio muito  interessante. 

Pieterskerk - Igreja de São Pedro

Interior da Igreja de São Pedro

Também tentamos fazer um passeio numa espécie de muralha antiga da cidade, um castelo bem alto, mas os portões estavam fechados para visitação talvez porque tenhamos chegado tarde demais.

Esse era o mapa do castelo que tentamos chegar

E esse era o portão, que pra nossa decepção estava fechado
Casinhas e o canal

Topo de ouro da torre do relógio

6 comentários:

  1. acho legal essa cidade, esta construção histórica e as ruas limpas, com arvores secas!
    Linda viagem!
    Obrigada pelo link dos relogios, vou dar uma olhada logo mais!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eles tem um jardim botânico bem legal em Leiden, mas acredita que não sabia que era ai a cidade de Rembrandt, bem legal :)

    ResponderExcluir
  3. Tô doida pra voltar pras "zoropas" pra poder conhecer as coisas que vc posta aqui! Dão água na boca!

    ResponderExcluir
  4. Renally, ja tinha visto a coleção do dia dos namorados, q por sinal é super fofa!!
    Tem posts novos pelo blog, vem ver!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. hauahauahauah quem sabe dou uma passada por ai hein?! mas só vou se for no verão (não aguento frio mais não, quando fui ai tava no inverno)pra curtir tudo!
    ahhhhhhhhhhhhhh, mainha manda beijooksss
    e disse que ainda tá esperando vc voltar pra pedir a benção dela do casório ahuahauahauah.
    tenho algumas novidades pra vc tb mas nao dá pra falar ainda. saberá em breve ;)

    ResponderExcluir
  6. MUAUAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Desculpa Rê, mas eu não posso deixar de notar que tinha uma mosca no mapa do castelo!!!!!!!!!!
    hauihauhauihaiuhauihaihaui
    *respira*
    aiai...
    Ah, a cidade é muito bonita, e o castelo realmente deve ser lindo! Quem sabe outro dia, né?
    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir