Pirulito de Pimenta

Pirulito de Pimenta
Novidades direto do país das maravilhas

Sigam-me os bons!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Visitando: Utrecht

Ainda em janeiro visitamos Utrecht, uma cidade localizada no centro da Holanda. É uma das maiores cidades do país. Não caminhamos tanto pela cidade quanto gostaríamos, porque estava um belo dia nublado / chuvoso e a temperatura não estava lá muito agradável.
 
O dia estava chuvoso / nublado
Ao sair da estação de trem, visitamos o centro da cidade e notamos que os canais em Utrecht são ligeiramente diferentes dos que já visitamos em outras cidades da Holanda: aqui os canais são bem mais baixos que o nível da rua (ou a rua é bem mais elevada que os canais).

Canais num nível menos elevado que o nível das casas

Pra conseguir ter acesso aos canais é preciso utilizar as escadas localizadas nas laterais das pontes. Eu não sei exatamente explicar o porquê histórico das diferenças dos canais, mas acho que com isso o risco de inundação é bem menor e barcos um pouco maiores também conseguem passar por baixo dos canais.
Os vitrais da igreja

A torre de Utrecht

Claro que visitamos Museus! O primeiro foi o Museu dos Relógios, ou Speelklok Museum, que não tem apenas relógios, mas também brinquedos para crianças e adultos e aparelhos que funcionam com o mesmo mecanismo dos relógios.



Brinquedo no estilo "Caixinha de música", que emite sons através de um pente metálico

Alguns exemplos desses brinquedos são as caixinhas de música, os coelhinhos que se escondem, o equilibrista e os órgãos de rua. Eu nunca tinha visto um órgão de rua a não ser nos filmes, mas aqui na Holanda e na Europa em geral eles são muito comuns.


Famoso órgão de rua que pertenceu à uma família de Amsterdã, participou de várias exposições e até Michael jackson e Madonna já se encantaram com ele.

Os órgãos de rua são carros de tamanho médio (mas às vezes gigantescos) com bonecos na decoração e pinturas coloridas e alegres que tocam música nas ruas. Nos órgãos menores, uma pessoa fica atrás do órgão girando uma manivela e o aparelho lê um cartãozinho com furos, que vai passando por um rolo e emitindo os sons correspondentes à posição dos furos no cartão.



Órgão de rua tamanho médio

Geralmente nas ruas outra pessoa fica com uma canequinha, pedindo algumas moedas aos transeuntes. Eu fiquei encantada da primeira vez que vi... a música é tão bacana que dá pra ouvir de longe e os órgãos não se limitam à tocar músicas antigas, alguns têm no repertório músicas bem conhecidas , como All you need is love, dos Beattles.


Esse órgão é gigantesco (veja o tamanho da criança sentada do lado esquerdo) e tinha até James Brown no repertório...

Havia também uma exposição temporária chamada SingSong, com relógios chineses antiquíssimos e raros, muito interessante. Vários formatos de relógios chamavam a atenção. O interessante era ficar procurando onde estáva o relógio nos objetos ornados a ouro e pedras preciosas.


Relógios raros

Às vezes o relógio era tão pequeno quando comparado com o tamanho do objeto que quase não dava pra encontrá-lo. Obviamente apenas pessoas muito ricas tinham relógios como esses.

Um outro Museu, que na verdade é um mini-museu, que visitamos foi o Museu da Arte Aborígene. Havia uma exposição dos artistas CoBrA (uma sigla para Copenhagen, Bruxelas e Amsterdã) com um tipo de arte bemn espontânea e despretenciosa, livre de idéias pré-concebidas.

Arte aborígene

O terceiro e último Museu do dia foi o Centraal Museum, com exposições sobre o estilo de Arquitetura "De Stijl" . Pudemos conhecer vários sketchs de projetos de arquitetos De Stijl, muitos modelos dos famosos mobiliários em tamanho real, modelos de casas em tamanho reduzido e muitos projetos famosos, além de documentários de um minuto sobre o arquiteto Rietveld.

Centraal Museum, com exposições sobre o De Stijl e Rietveld

Não conseguimos visitar a Casa Schröder, porque o número de vagas já estava lotado. Isso siginifica dizer que voltaremos definitivamente à Utrecht para visitar o ícone mais famoso do "De Stijl".

Um comentário:

  1. Amooo as fotos! Que lugar lindo!
    BJs,
    Mari
    http://regatabranca.wordpress.com/

    ResponderExcluir