Pirulito de Pimenta

Pirulito de Pimenta
Novidades direto do país das maravilhas

Sigam-me os bons!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aventuras na Holanda

As impressões da cidade de Delft na primeira semana


A cidade de Delft é muito bonita, cheia de canais, patinhos, cisnes, garças, gaivotas e muitas, muitas bicicletas. As pessoas têm carros, mas só usam para fazer longos percursos ou pra transportar coisas pesadas em determinados tipos de trabalho.





É sério, todo mundo mesmo, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, todo mundo anda de bicicleta. Pra universidade, pro supermercado, pro trabalho, pras compras... tudo é feito sobre a querida magrelinha, que é a cara da Holanda. E haja estacionamento pra tanta bike... eles prendem a magrelinha em qualquer lugar onde uma corrente possa ser enrolada... árvores, bicicletários, corrimãos, tem muita vaga pra bicicleta na cidade inteira.




Ainda sou pedestre, não tenho bicicleta, mas é só uma questão de tempo... Faço todos os percursos a pé e raramente usei outros meios de transporte (ônibus, bonde ou trem). Todos os cidadãos são realmente educados e civilizados e os pedestres sempre têm vez. Até o ônibus pára no meio do caminho pro pedestre passar. Incrível.



Os habitantes da cidade têm mais gatos que cachorros como animais de estimação. Eu acho que isso acontece porque muitos moram em casas relativamente pequenas. É incrível como eles conseguem aproveitar o espaço. Tudo tem cara de aconchegante e espaçoso, mesmo sendo pequeno.




Sobre a simpliCIDADE


Os holandeses vivem muito bem sem ostentação. Aliás, eles têm pavor à ostentação. Por mais ricos que sejam, são pessoas muito simples e muitíssimo educadas. É isso que eu chamo de qualidade de vida. Eles não ostentam carrões novos (embora tenham carros muito bons, dificilmente se vê um que se destaque dos outros), nem no modo de se vestir, nem no modo de falar. Totalmente o oposto da minha querida cidade (dez vezes maior que Delft, com quase dez vezes mais habitantes e aposto que pelo menos dez vezes mais pobre), onde se você anda de ônibus, não tem carro do ano ou não usa roupas de grife, não vale nada... Pessoas pequenas, cidade grande. Pessoas grandes, cidade pequena.


Muitos caminham com seus cachorros e uma coisa (ruim) que eu notei é que eles não recolhem as rosinhas que os cachorros deixam pra trás. Tem que olhar por onde pisa, mas nada grave se comparado a Paris (dizem)...

O povo holandês é muito alto (um dos mais altos do mundo). A altura média das mulheres é aproximadamente 1,75m e dos homens, cerca de 1,84m. Nunca tive problemas com meus 1,585m, mas aqui me sinto uma pigméia, se é que me entendem. Os asiáticos (homens e mulheres) que moram aqui são muito menores do que eu, então ainda estou no lucro!

Um comentário: