Pirulito de Pimenta

Pirulito de Pimenta
Novidades direto do país das maravilhas

Sigam-me os bons!

terça-feira, 27 de julho de 2010

I AMSTERDAM


Estação Central Amsterdã


Dia lindo que fez sábado! Foi o dia mais ensolarado desde que eu cheguei aqui... E aproveitando o sáaaaabado de sol, aluguei um caminhão pra levar a galera pra comer feijão... Chegando lá, mas que vergonha! Só tinha maconha! Deixando a leseira de lado, vamos pro que interessa: o feijão! Rá!



Museu da Tulipa na casa-barco ao centro

 

É chegar em Amsterdã e sentir que o clima lá é diferente. E não é por causa do solzão que fez, não! São os ares (huuuummmm) , sério, são as pessoas, o jeito de vestir mais colorido, mais despojado, mais alegre, mais aberto... adorei a "atmosfera" da cidade... é sério! Deixando de piadinhas inúteis, vamos lá...





Cof Cof Shops que não vendem (só) café

Milhões de museus... tem museu de tudo: Museu do Sexo, Museu da Tortura, Museu de Cera Madame Tussaud, Museu de Van Gogh, Museu Nemo, Museu Miró, Museu de Anne Frank... Amsterdã é a cidade com mais museu por metro quadrado que eu já vi! Realmente foi uma pena não ter ido a nenhum, mas os favoritos já estão agendados para uma próxima visita (tomara que seja logo).




Viu como tudo aqui é alegre?


Dica para os viajantes: existe um cartão de Museu, que vale por 24, 48 ou 72 horas e dá direito a visitar todos os museus da cidade... é nessa vibe que vamos fazer nosso tour da próxima vez, vai sair bem mais barato! Cerca de 55 euros eu acho.

Andando pela cidade encontramos alguns brasileiros e fizemos amizade logo de cara. É incrível como brasileiro acaba de se conhecer e parece que é amigo de infância. Eu adoro o calor humano e isso é uma das coisas que eu sinto mais falta aqui. Você percebe pela foto abaixo como as pessoas são despojadas, abertas e normais...


Estilo "Mochileiro Básico" nas ruas de Amsterdã. É isso que dá exagerar no bolinho ...

Visitamos o ARCAM - Centro de ARquitetura de AMsterdã, projetado por Renzo Piano. Fantástico o prédio. É pequeno, lindo e muito peculiar, com suas formas onduladas que sobem da parede ao teto. Fomos à uma exposição muito bacana que estava acontecendo lá, intitulada "Moda e Arquitetura", com muitas fotos e algumas instalações também.




ARCAM - Renzo Piano

Não sei se foi o meu lado curioso ou o lado observador que não me deixou dormir enquanto eu não descobri o que eram os três X X X que a gente via pela cidade inteira, nas tampas de bueiros, nas placas das ruas, nos trequinhos nas calçadas que impedem os carros de estacionar (alguém sabe o nome daquilo?)... fiquei intrigada e o Ni fez uma consulta ao grande oráculo, também conhecido como Google.

Descobrimos que os três X X X são, na verdade, uma referência às três cruzes de Saint Andrew (Santo André), o apóstolo pescador e irmão de São Pedro, que viveu no século 1 AD e foi crucificado numa cruz em forma de X. Esse símbolo de Amsterdã data do ano de 1505, quando era uma cidade de pescadores. Foi adotado como bandeira da cidade, que tem o símbolo na cor branca, com fundo preto e listras vermelhas acima e abaixo.

Infelizmente (e curiosamente) esse símbolo também foi adotado pelas indústrias de sexo e pode ser confundido como tal em Amsterdã, já que lá a prostituição e o consumo de drogas leves é permitido em algumas áreas da cidade, que é famosa pelos seus Coffee Shops que não vendem (só) café e pelo Distrito da Luz Vermelha (onde as menininhas ficam se mostrando nas janelas).

Antes que vocês perguntem, não, nós não encontramos o distrito da luz vermelha! Na verdade soubemos que são vários distritos. Acho que passamos em frente de um deles, mas não dava pra ter certeza porque não estava escuro e as luzes vermelhas não estavam acesas. Como não dormimos lá dessa vez, nossa visita às meninas das janelas também vai ficar para uma próxima vez.



5 comentários:

  1. Como assim vocês encontraram tanta coisa e não viram o distrito da luz vermelha? É entre a estação e a dam square, da próxima vez vale a pena dar um pulo por lá.
    Deixa eu dar uma dica em relação aos museus, existe o museumkaart, que é válido por um ano. Você paga 45 euros e durante um ano você pode entrar na grande maioria dos museus da Holanda inteira sem pagar mais nem um realzinho. Se vocês estiverem planejando visitar outros museus, vale a pena.
    Eu fico impressionada com a capacidade de vocês de acharam obras arquitetônicas nesse país. Qual é o guia, hein?
    E eu tou arrasando na minha maquilage nova :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Aquilo na mão do Popeye é um Narguile???? o_O hahahahaha
    Amei os wayfarer da estátua! Tendência!! hahahahaha
    pessoas despojadas "abertas" demais hein! hahahahhahaah
    ...
    nem deu pra perceber que eu fui lendo e escrevendo comentários à medida que avançava na leitura né?
    ...
    Eu não iria sentir a menor falta de não ter visto um desses distritos. Super desnecessário hein.
    Poxa... Mas fiquei com vontade de Amsterdã!
    Um dia te convido pra ser minha tour guia quando eu for conhecer! *-*
    Beijos e ótimo restinho de semana!

    ResponderExcluir
  3. Minha carinha ficou desengonçada...
    o_O
    ....
    dedico este segundo comment ao conserto dela.
    Lá vai:
    *-*
    Yey!

    ResponderExcluir
  4. mandei a resposta dos Bumpits pelo twitter linda!
    hahaha super beijo e obrigada pela visitinha de sempre ;*

    ResponderExcluir
  5. oi querida,
    esses museus devem ser o máximo, depois conta aqui os que tu visitar :D
    Interessante este "lance" das cruzes.
    Adoro suas aventuras na holanda :DD
    ;*

    ResponderExcluir